top of page
log.png
tudo3_edited.png


TUDO SOBRE ANDORINHAS

Como são as andorinhas?

As diferentes espécies de andorinhas têm formas e cores diferentes, mas regra geral são aves muito bonitas e vistosas. Possuem um corpo esguio e aerodinâmico, com asas longas e pontiagudas que lhes permitem fazer manobras aéreas extraordinárias, quer para caçarem as presas, quer para realizarem voos longos durante as migrações. Os olhos das andorinhas são grandes relativamente ao tamanho do seu corpo e a sua visão é muito apurada. As andorinhas têm bicos curtos, mas mandíbulas fortes e uma boca muito larga. 

 

​

​

Que tipo de animal é uma andorinha?

As andorinhas são aves que pertencem à ordem Passeriformes, tal como os piscos, melros e chapins. Dentro da ordem Passeriformes, pertencem à família Hirundinidae, a família de aves que engloba as 93 espécies de andorinhas que existem no mundo.

​

​

​

Onde vivem as andorinhas?

As andorinhas existem em todo o planeta, exceto nas zonas permanentemente geladas e em algumas ilhas oceânicas. Diferentes espécies de andorinhas podem ser encontradas em diferentes partes do globo. 

​

​

​

Com quem vivem as andorinhas?

Algumas espécies de aves tendem a ter vidas solitárias e só se juntam em pares para o acasalamento. No entanto, as andorinhas parecem perceber a vantagem de formar bandos e, por isso, é comum reunirem-se para caçar ou para procurar locais onde passar a noite, formando assim dormitórios onde se podem juntar milhares de andorinhas. Para além disso, podem ainda construir os seus ninhos próximos uns dos outros em colónias de nidificação.

​

​

​

Quanto tempo vive uma andorinha?

A esperança média de vida de uma andorinha é de 3 a 8 anos, mas alguns indivíduos acabam por viver vidas consideravelmente mais longas. Por exemplo, no Reino Unido e na Irlanda foi encontrada uma andorinha-das-chaminés com mais de 11 anos e na Suécia um anilhador recapturou uma andorinha-dos-beirais com mais de 15 anos.

​

​

​

Como se reproduzem?

Diferentes espécies de andorinhas fazem diferentes tipos de ninho. Algumas preferem nidificar em cavidades já existentes como antigos ninhos de pica-pau; outras espécies escavam os ninhos em taludes com solos macios; outras ainda constroem ninhos de lama em escarpas, falésias ou nas nossas habitações. Geralmente formam casais que se mantêm juntos toda a vida e usam sempre o mesmo ninho, que vão reparando ano após ano. Em muitas das espécies, macho e fêmea partilham a responsabilidade de construir o ninho, incubar os ovos e alimentar as crias. Os filhotes nascem nus, com apenas alguns tufos de penugem e permanecem com os olhos fechados durante cerca de 10 dias. 

​

​

​

O que comem?

A dieta da maior parte das espécies de andorinhas é à base de insetos que capturam em voo. Existem, no entanto, algumas espécies de andorinha noutros continentes que se alimentam ocasionalmente de frutos e sementes.

​

​

​

Como bebem as andorinhas?

As andorinhas bebem enquanto voam, fazendo voos rasantes à superfície de lagos, rios ou mesmo piscinas.

​

​

​

Como comunicam?

As andorinhas têm diferentes cantos, ou chamamentos, que usam para comunicar entre si em diferentes ocasiões. Como são aves sociais vocalizam para afirmar a sua presença ao restante grupo, enquanto caçam ou migram. Emitem também chamamentos de alerta sempre que surge um predador. Os machos são escolhidos pelas fêmeas tanto pela beleza da sua plumagem como pela sua habilidade para voar e cantar. As crias conseguem ser muito irritantes enquanto fazem repetidamente um chamamento implorando por comida aos progenitores.

​

​

​

Quão rápido uma andorinha pode voar?

As andorinhas passam a maior parte do tempo em voo e são conhecidas pela sua habilidade em voar. Geralmente voam entre 51 e 64 km/h, mas a sua velocidade máxima pode chegar aos 72 km/h.

​

​

​

Todas as andorinhas migram?

Não! Algumas andorinhas, como a andorinha-das-rochas que ocorre em Portugal, permanecem no mesmo território todo o ano ou fazem movimentos de curta distância para zonas de menor altitude.

​

​

​

Porque migram as andorinhas?

As andorinhas migradoras migram para garantir disponibilidade de alimento. Nos meses mais frios e chuvosos procuram sítios mais quentes onde existam os insetos de que se alimentam.

​

​

​

Que distância fazem durante a migração? 

Varia muito entre espécies e mesmo entre populações da mesma espécie, mas algumas andorinhas chegam a fazer mais de 20.000 quilómetros durante as suas migrações anuais.

​

​

​

Estão ameaçadas de extinção? 

Não! A maior parte das andorinhas continua a ser relativamente comum. No entanto, há um decréscimo acentuado no número de andorinhas, tal como no de outras aves insetívoras, o que é muito preocupante! É de notar ainda que determinadas espécies, como a andorinha-dos-rios-asiática, a andorinha-azul e a andorinha-dourada, estão ameaçadas de extinção.

​

​

​

Porque são importantes?

As andorinhas têm um papel fundamental no controlo de invertebrados como os que existem junto às nossas habitações ou junto aos campos agrícolas. Sem as andorinhas e outros animais insetívoros, estes invertebrados poderiam causar enormes prejuízos ao destruir as culturas agrícolas. Previnem também a transmissão de doenças que têm os mosquitos como principais vetores, como a dengue ou a malária.

​

​

bottom of page