top of page
log.png
tudo3_edited.png

Como são os andorinhões?

São aves especialistas em voar e, por isso, o seu corpo é esguio e aerodinâmico, com asas longas e pontiagudas, que lhes permitem fazer manobras aéreas extraordinárias enquanto caçam e depois voos longos durante as migrações. São pretos, castanhos ou cinzentos e podem ter manchas brancas, não sendo das aves com a plumagem mais vistosa. Os olhos são grandes relativamente ao tamanho do seu corpo e a sua visão é muito apurada. O bico é curto, mas a boca é muito larga de forma a caçar os insetos em pleno voo. 

​

​

​

Que tipo de animal é um andorinhão?

Os andorinhões são aves que pertencem à ordem Apodiformes, tal como os colibris e os andorinhões-arborícolas. Dentro da ordem Apodiformes, pertencem à família Apodidae, a família de aves que engloba as 114 espécies de andorinhões que existem no mundo.

​

​

​

Onde vivem os andorinhões?

Os andorinhões existem em todo o planeta, exceto nas zonas permanentemente geladas. Diferentes espécies de andorinhões podem ser encontradas em diferentes partes do globo. Enquanto algumas são específicas de uma área restrita, como por exemplo uma ilha, outras têm áreas de distribuição muito vastas que podem ser mais do que um continente.

​

​

​

Com quem vivem os andorinhões?

Os andorinhões tendem a viver próximo de outros indivíduos da mesma espécie e é comum vermos pequenos bandos em alimentação. A maioria das espécies procuram também fazer o ninho junto ao ninho de outros andorinhões formando assim colónias de nidificação. Contudo, algumas espécies, como o andorinhão-cafre que ocorre em Portugal, nidificam isoladamente.

​

​

​

Quanto tempo vive um andorinhão?

Os andorinhões têm uma vida bastante longa para um animal tão pequeno! Há registos de aves que viveram mais de 20 anos. 

​

​

​

Como se reproduzem?

Os andorinhões fazem o ninho com palhas e plumas que apanham em voo e que juntam em forma de uma pequena taça utilizando como cola a sua saliva. Os seus ninhos são geralmente menos complexos e estruturados do que os de outras aves, servindo na maioria dos casos apenas para acomodar os ovos. Outras espécies usam ninhos abandonados de outras espécies para depositar os seus ovos, como é o caso do andorinhão-cafre que usa ninhos abandonados de andorinha-dáurica. Em muitas das espécies, macho e fêmea partilham a responsabilidade de construir o ninho, incubar os ovos e alimentar as crias. 

​

​

​

O que comem?

A dieta dos andorinhões é exclusivamente à base de invertebrados, principalmente insetos, que capturam em voo.

​

​

​

Como bebem os andorinhões?

Os andorinhões bebem enquanto voam, fazendo voos rasantes à superfície de lagos, rios ou mesmo piscinas.

​

​

​

Como comunicam?

Os andorinhões têm chamamentos muito característicos que usam para comunicarem entre si, que fazem lembrar gritos. Aquilino Ribeiro numa das suas obras chama os andorinhões “guinchos” numa clara alusão aos seus chamamentos agudos. Sendo aves sociais emitem estes sons para afirmar a sua presença ao restante grupo, enquanto caçam ou migram. As crias fazem também um chamamento que tem como objetivo pedir comida aos seus seus progenitores.

​

​

​

Quão rápido um andorinhão pode voar?

Os andorinhões passam a maior parte do tempo em voo e são das aves mais rápidas do mundo. O andorinhão-preto, uma ave comum nas nossas cidades, pode voar a mais de 100km/h, mas em algumas espécies de andorinhões de maior porte já foram registadas velocidades próximas dos 170km/h.

​

​

​

Todos os andorinhões migram?

Não! Alguns espécies permanecem no mesmo território todo o ano. Em Madagáscar, por exemplo, as populações de andorinhão-real são residentes, o que significa que passam todo o ano no mesmo território. Ainda assim, populações residentes podem efetuar alguns movimentos de curta distância, nomeadamente para zonas de menor altitude.

​

​

​

Porque migram os andorinhões?

Os andorinhões migradores migram para garantir disponibilidade de alimento. Nos meses mais frios procuram sítios mais quentes onde existam os insetos de que se alimentam.

​

​

​

Que distância fazem durante a migração? 

Varia muito entre espécies e mesmo entre populações da mesma espécie, mas alguns andorinhões chegam a fazer mais de 20.000 quilómetros durante as suas migrações anuais.

​

​

​

Quanto tempo passam sem pousar?

Os andorinhões comem, bebem e dormem em voo, ficando meses sem pousar. O recorde comprovado de maior tempo em voo pertence a um andorinhão-preto que esteve 10 meses consecutivos em voo.

​

​

​

Estão ameaçados de extinção? 

Não! A maior parte das andorinhões continua a ser relativamente comum. No entanto, há um decréscimo acentuado no número de andorinhões, tal como no de outras aves insetívoras, o que é muito preocupante!

​

​

​

​

​

Porque são importantes?

Os andorinhões têm um papel fundamental no controlo de invertebrados como os que existem junto às nossas habitações ou junto aos campos agrícolas. Sem os andorinhões e outros animais insetívoros, estes invertebrados poderiam causar enormes prejuízos ao destruir as culturas agrícolas. Previnem também a transmissão de doenças que têm os mosquitos como principais vetores, como a dengue ou a malária.

​

​

TUDO SOBRE ANDORINHÕES

bottom of page