top of page
andorinha das chaminés. barn swallow. Hirundo rustica


ANDORINHA-DAS-CHAMINÉS
Hirundo rustica

Descrição

Ave de asas longas e pontiagudas e de cauda profundamente bifurcada, com duas penas caudais exteriores muito alongadas. Os olhos são pretos, o bico é pequeno e fino e as patas, de cor escura, são curtas. O dorso e as partes superiores pretas, com reflexos azulados, contrastam com as partes inferiores esbranquiçadas. A fronte e a garganta são avermelhadas e o peito apresenta uma barra preto-azulada. Em voo, é possível observar as marcas brancas que apresenta nas penas da cauda. Nos juvenis, a fronte e a garganta são acastanhadas e as penas exteriores da cauda são mais curtas e arredondadas. As fêmeas distinguem-se dos machos pelas retrizes externas mais curtas e pelas tonalidades menos brilhantes das partes superiores.

fundos-03.jpg
andorinha das chaminés. barn swallow. Hirundo rustica. desenho ilustração.

 

Subespécies

Existem oito subespécies de andorinha-das-chaminés, sendo que em Portugal ocorre a subespécie nominal Hirundo rustica rustica.

 

Transcrição do nome científico

'Hirundo' tem origem latina e quer dizer  'andorinha', enquanto 'rustica', também de origem latina, quer dizer 'rural'.

WhatsApp Image 2022-03-28 at 23.14.39 (4).jpeg

32 a 34 cm

WhatsApp Image 2022-03-28 at 23.14.40.jpeg

17 a 20 g

WhatsApp Image 2022-03-28 at 23.14.39 (1).jpeg

11 ANOS

f3a1ba7f-0397-487c-a267-6714d4a28371.jpeg

JAN | OUT

WhatsApp Image 2022-03-28 at 23.14.39.jpeg

2 a 3 POSTURAS

WhatsApp Image 2022-03-28 at 23.14.39 (2).jpeg

4 a 5 OVOS

fundos-02.jpg

 

Distribuição e Ecologia

Espécie estival na América do Norte, Europa, Norte de África e Ásia; invernante na América do Sul, África Subsariana, Ásia Meridional, Sudeste Asiático e Norte da Austrália; e com algumas populações residentes na bacia do Mediterrâneo, Norte de África, América Central e Norte da Ásia Meridional. É, assim, a espécie de andorinha mais amplamente distribuída no mundo. Em Portugal, ocorre habitualmente entre janeiro e outubro e distribui-se por todo o território, preferindo zonas humanizadas próximas de linhas de água, prados e zonas húmidas. Esta espécie alimenta-se de insetos que caça em grupo e, apesar de não formar bandos tão grandes como outras andorinhas, é possível observar grandes concentrações pós-nupciais no final do verão em dormitórios, principalmente em zonas de caniçal.

 mapa de distribuição da andorinha das chaminés. barn swallow distribution map. Hirundo rustica distribution map

Conservação 

Embora a andorinha-das-chaminés mantenha o estatuto de conservação Pouco preocupante (LC) em Portugal, tal como a nível europeu e internacional, as ultimas revisões aos estatutos de conservação em Espanha e no Reino Unido colocam esta espécie com o estatuto de Vulnerável (VU). A modernização e a uniformização das práticas agrícolas vieram limitar o sucesso desta espécie cujos números têm vindo a diminuir consideravelmente nas ultimas décadas.

linha de horizonte de Portugal. Portugal skyline
estatutos de conservaçã da andorinha das chaminés. barn swallow conservation status
andorinha-das-rochas. crag martin. ptyonoprogne rupestris
andorinha das chaminés. barn swallow. hirundo rustica
andorinha dáurica. red rumped swallow. cecropis daurica.
bottom of page