H

ANDORINHA-DOS-BEIRAIS
Delichon urbicum
Descrição
Ave com partes inferiores brancas e cauda preta moderadamente forcada, não apresentando retrizes exteriores alongadas como a andorinha-das-chaminés. A parte superior do corpo predominantemente preta, com reflexos azulados na coroa, no manto e nas escapulares, contrasta com o uropígio branco-puro. Os juvenis apresentam uma plumagem semelhante à dos adultos, mas com manchas acastanhadas na garganta e na parte superior do peito. Esta espécie não apresenta dimorfismo sexual.
​


Subespécies
Existem duas subespécies de andorinha-dos-beirais, sendo que em Portugal ocorre a subespécie nominal Delichon urbicum urbicum.
​
Transcrição do nome científico
'Delichon' é um anagrama de chelidon que significa 'andorinha' em grego, enquanto 'urbicum' tem origem no termo latino urbis que se refere a 'cidade'.
​
​
​

​
Distribuição e Ecologia
Espécie estival na Europa, Norte de África e regiões temperadas da Ásia; e invernante na África Subsariana, Península Arábica e Sul da Índia. Presente de norte a sul do território continental português entre março e outubro, apresentando algumas descontinuidades em zonas densamente florestadas. Alguns indivíduos invernam em Portugal, sobretudo na metade sul, junto a zonas húmidas perto do litoral, embora também existam registos em algumas cidades do interior do país (p. ex. Castelo Branco). Esta espécie alimenta-se de insetos em habitats abertos e semiabertos perto de zonas húmidas e agrícolas.
​
​
​
​
​
Conservação
A andorinha-dos-beirais é uma espécie que se especializou em construir os seus ninhos nas nossas casas, ficando por isso extremamente vulnerável à forma como construímos e gerimos os edifícios. O declínio no número de indivíduos levou a que recebesse o estatuto de Quase Ameaçada (NT) no Reino Unido, no entanto por cá continua como Pouco Preocupante (LC).
​
​

Andorinha dos beirais. House martin.Delichon urbicum.

Andorinha dos beirais. House martin.Delichon urbicum.

Andorinha dos beirais. House martin.Delichon urbicum.

Andorinha dos beirais. House martin.Delichon urbicum.