top of page
log.png
andorinha dáurica. cecropis daurica. red rumped swallow.


ANDORINHA-DÁURICA
Cecropis daurica

Descrição

Ave semelhante à andorinha-das-chaminés, distinguindo-se desta pelo característico uropígio claro e pela ausência da mancha vermelha na garganta, da banda escura no peito e das marcas brancas nas penas caudais. A cauda, tal como a da andorinha-das-chaminés, é fortemente bifurcada e o bico escuro é curto e fino. As partes superiores escuras com reflexos azuis contrastam com o uropígio e a nuca arruivados. As partes inferiores douradas são levemente riscadas e destacam-se das penas caudais escuras. Os juvenis distinguem-se dos adultos pelas cores mais esbatidas e pelas penas exteriores da cauda mais curtas. Esta espécie não apresenta dimorfismo sexual.

​

fundos-03.jpg
andorinha dáurica. cecropis daurica. red rumped swallow. ilustração desenho

 

Subespécies

Existem oito subespécies de andorinha-dáurica, sendo que em Portugal ocorre a subespécie Cecropis daurica rufula.

​

 

Transcrição do nome científico

'Cecropis' tem origem no grego e refere-se ao nome de uma 'mulher ateniense Kekropis', enquanto 'daurica' é um gentílico que se refere à 'histórica região da Dauria localizada na Sibéria' na fronteira entre a Rússia e a Mongólia.

​

​

​

WhatsApp Image 2022-03-28 at 23.14.39 (4).jpeg

32 a 34 cm

WhatsApp Image 2022-03-28 at 23.14.40.jpeg

19 a 22 g

WhatsApp Image 2022-03-28 at 23.14.39 (1).jpeg

5 ANOS

f3a1ba7f-0397-487c-a267-6714d4a28371.jpeg

FEB | OUT

WhatsApp Image 2022-03-28 at 23.14.39.jpeg

2 POSTURAS

WhatsApp Image 2022-03-28 at 23.14.39 (2).jpeg

3 a 5 OVOS

fundos-02.jpg

 

​

Distribuição e Ecologia

Espécie estival no Sul da Europa, Norte de África e regiões temperadas da Ásia; invernante na Ásia Meridional, norte da Austrália e norte da África Oriental; e residente nas regiões tropicais de África, no subcontinente indiano e no sudeste Asiático. Em Portugal, pode ser observada entre fevereiro e outubro na maior parte do território nacional, sendo mais comum a sul do rio Tejo e, de forma geral, mais numerosa na metade interior do país. Esta andorinha tem preferência por zonas pouco humanizadas, preferindo vales de rios, zonas escarpadas e ribeiras pouco florestadas.

​

​

cd.png

​

​

Conservação 

A andorinha-dáurica mantém o estatuto de Pouco Preocupante (LC), tanto no nosso país como a nível europeu e internacional. A falta de dados quantitativos não permitem determinar com segurança as tendências populacionais desta e de outras espécies. 

​

​

skylinex8.jpg
andorinha das chaminés. barn swallow. hirundo rustica
andorinha dáurica. cecropis daurica. red rumped swallow.
andorinha dos beirais. house marton. delichon urbicum
estatuto de conservação andorinha dáurica. conservation status cecropis daurica. red rumped swallow conservation status.
bottom of page